Publicidade

Vem aí o Bilhete Único em São Luís

Imagem meramente ilustrativa

As recentes medidas anunciadas pela Prefeituea de São Luís a serem implementadas no transporte público da capital são uma preparação para a implantação do Bilhe Único, um compromisso de campanha do prefeito Edivaldo Jr.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), iniciou a implantação de equipamentos de biometria facial em 1.100 ônibus que circulam no sistema de transporte urbano da capital. O dispositivo vai possibilitar a identificação dos reais usuários do sistema de bilhetagem eletrônica nos coletivos da cidade, e vai impedir que passageiros utilizem de forma indevida o cartão de outras pessoas.

A instalacao do equipamento de biometria será gradual. Este mês, 100 ônibus receberão o dispositivo; em março, um total de 400 veículos e em abril outros 400 ônibus também passam a funcionar com o sistema de identificação biométrica, um equipamento que reconhecerá a fisionomia do usuário já cadastrado no sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público da capital, impedindo que pessoas utilizem indevidamente o cartão de outros passageiros.

Logo em seguida terá início a implantação do Bilhete Único, juntamente com o GPS e o serviço de recarga embarcada. “A intenção é que todo o sistema funcione de forma integrada, proporcione comodidade ao usuário e melhorias significativas no sistema de transporte público da capital”, sinalizou Edivaldo.

O Bilhete Único vai possibilitar ao usuário fazer embarque em qualquer ponto de ônibus da cidade e não apenas nos terminais de integração. Já a recarga embarcada vai permitir que o usuário do sistema de bilhetagem possa efetivar a recarga de seu cartão dentro do próprio ônibus, sem precisar se dirigir aos pontos tradicionais de recarga.

Outra modalidade da recarga automatizada é que ela também poderá ser feita em casa, via internet. Nesse caso, os créditos serão disponibilizados em um tempo máximo de 24 horas. Já dentro dos ônibus, os créditos caem imediatamente.

Até o segundo semestre do ano, o sistema de transporte público da capital maranhense já deve estar contando com todas essas inovações.

 

 

Busca