Publicidade

Quem é o novo governador do Maranhão

Nascido em São Luís, Flávio Dino cresceu e estudou na capital do estado do Maranhão. Atuou no movimento estudantil, formou-se em Direito pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão), de onde também virou professor. Como advogado, atou em defesa de sindicatos de trabalhadores. Passou no concurso para juiz federal aos 26 anos de idade, em primeiro lugar. Ficou na magistratura por 12 anos, atuando primeiro no Maranhão e depois em Brasília.

Guarda no currículo o tempo em que presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe), foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e assessor da presidência do Supremo Tribunal Federal. Aos 38 anos, Dino deixou a carreira de juiz para encarar a política. Em sua primeira disputa, foi eleito deputado federal pelo PC do B, considerado por quatro anos seguidos pelo site Congresso em Foco como um dos parlamentares mais influentes no primeiro mandato. Entrou para a lista de Cabeças do Congresso do Diap – Departamento intersindical de assessoria parlamentar.

Na Câmara dos Deputados, atuou na elaboração do projeto da Reforma Política. Em 2008, Flávio Dino disputou a eleição para a prefeitura de São Luís contra João Castelo (PSDB), que ganhou a disputa.

Em 2010, Dino teria um reeleição fácil para deputado federal, mas, abriu mão para concorrer ao governo do Maranhão contra a governadora Roseana Sarney (PMDB), que venceu no primeiro turno. Sem mandato, Flávio Dino foi nomeado, em 2011, para o cargo de presidente da Embratur (Insitito Brasileiro de Turismo), do governo Dilma, função que ocupou até março deste ano. No período que esteve à frente do órgão responsável pela promoção turística do Brasil no exterior, o turismo gerou 1 milhão de empregos e o Brasil alcançou a marca histórica de 6 milhões de visitantes, um recorde.

Aos 46 anos, Flávio Dino, é o primeiro governador eleito pelo PCdoB (Partido Comunista do Brasil).

 

 

Busca