Publicidade

Qual o problema com as UPAs?

Diante da precariedade do serviço de saúde, as UPAs foram anunciadas como salvadoras da pátria. Projeto do governo federal, as Unidades de Pronto Atendimento de fato Impuseram um novo padrão de atendimento de saúde pelo Brasil. Mas – e sempre tem um 'mas' quando se trata de Brasil – o projeto das UPAs está em processo de abandono. Diversas Unidades simplesmente nunca entraram em funcionamento, outras foram deixadas sem conclusão.

No Maranhão, o governo se orgulha de manter as UPAs em funcionamento. Entretanto, verdade seja dita, não são mais lá esse “modelo” todo que apregoam por aí. Como quase tudo pras bandas de cá, as UPAs, que começaram “impecáveis”, vez por outra são alvo de críticas dos pacientes. O atendimento parece estar em decadência. Aqui em São Luis não é raro ouvir reclamações de mal atendimento, pacientes que sequer são atendidos e ambulâncias barradas logo na entrada.

O relato abaixo é um exemplo dos problemas enfrentados por pacientes na UPA da Cidade Operária. São muitas as reclamações do atendimento na Unidade do bairro, mas, há também pacientes reclamando das UPAs do Araçagi, Vinhais e Itaqui-Bacanga.

 

 

Busca