Publicidade

Prefeitura realiza visita em feiras para combate ao trabalho infantil

Foto: Evandro Filho / Equipe da Semcas realiza abordagem para encaminhamento dos casos ao Creas mais próximo

No último sábado (24), a Prefeitura de São Luís realizou visitou várias feiras da capital maranhense para desenvolver ações de combate ao trabalho infantil. Equipes da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) estiveram nos bairros Angelim, Alemanha, Camboa e Turu identificando os casos para encaminhamento de crianças e adolescentes aos serviços de proteção oferecidos pelo município. A ação está alinhada com a orientação do prefeito Edivaldo para fortalecimento da política de proteção infantil.

Durante a visita, feirantes e clientes foram sensibilizados sobre a necessidade de erradicar o uso da mão de obra infantil. O trabalho, desenvolvido através do serviço de Busca Ativa da Semcas, consiste na identificação de crianças e adolescentes para atendimento pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) mais próximo da residência delas. Além da inclusão da criança em programas sociais, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Bolsa Família, os familiares são instruídos pelas equipes da Semcas para evitar a reincidência dos casos.

ATUAÇÃO NAS FEIRAS

A Semcas matem uma equipe fixa de educadores sociais nas feiras da Cohab, Vinhais, Beira-Mar e Renascença, às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, respectivamente. Além da abordagem e encaminhamento das crianças e adolescentes aos serviços e atendimento, as equipes trabalham sensibilizando as comunidades para não utilização da mão de obra infantil.

 

Busca