Publicidade

Informatização de escolas da rede municipal

Edivaldo Holanda Júnior

Imagem ilustrativa

Na manhã desta sexta-feira, 27, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior assinou convênio com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) com o objetivo de dar mais agilidade e transparência às atividades das escolas da rede municipal de ensino.

O convênio vai trazer inúmeras vantagens. Será possível, por exemplo, realizar a rematrícula automática dos estudantes, transferências online e a atualização das informações do Censo Escolar ocorrerá com mais rapidez.

Para entender o que significa em termos de evolução, as informações sobre os alunos, antes arquivadas em fichas escritas à mão, serão digitalizadas. Com a nova tecnologia, as informações sobre os estudantes de todas as 252 escolas da capital serão acessadas online, agilizando processos como a consulta por disponibilidade de vaga em uma escola.

O Censo Escolar deixa de ser feito manualmente. Com a implantação do sistema informatizado, a coleta de informações para o censo é automática, já que todos os dados estarão disponíveis no sistema. O tempo para coleta e organização dos dados, que hoje chega a quase um mês, passará para apenas dois dias.

O instituto com o qual o convênio foi firmado tem suas soluções utilizadas no Brasil e em diversos países, atuando nos setores corporativo, industrial e financeiro. Fundado há 36 anos, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Telecomunicações (CPqD) é uma instituição com referência mundial no campo de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

 

Busca