Publicidade

Governo lança programa para reduzir acidentes de trânsito do Maranhão

Foto 1 Divulgação - Governo lança Programa Especial para reduzir acidentes de trânsito

Segundo o Mapa da Violência 2014, o Maranhão é o estado com maior crescimento no número de mortes no trânsito em uma década. Nos últimos 10 anos, o estado registrou um crescimento de 150% no número de óbitos registradas em decorrência de acidentes envolvendo automóveis, passando de passando de 682 mortes em 2002 para 1.705 em 2012.

No Maranhão, mais da metade dos leitos de UTIs hospitalares no estado (63%) são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde. Quase a metade (42%) dos casos de paralisias físicas ocorrem em decorrência de acidentes de trânsito.

Para reverter esse quadro, o governo do Estado, lança nesta segunda-feira (1), o programa ‘Mais Vida no Trânsito’, um conjunto de estratégias a serem desenvolvidas para reduzir o número de acidentes em todo o Maranhão. A cerimônia de lançamento ocorrerá às 14h30, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

Para o governador Flávio Dino, o programa ‘Mais Vida no Trânsito’ o programa deve priorizar o alto índice de acidente envolvendo motos no estado. “O Maranhão ocupa hoje o primeiro lugar no Brasil em número de acidentes com motociclistas. Nove por cento dos acidentes de moto registrados no país acontecem aqui, sendo que o Maranhão possui apenas 3% da frota nacional de motocicletas”, destacou. o governador Flávio Dino.

Para reduzir os acidentes, o programa ‘Mais Vida no Trânsito’ pretende reforçar a municipalização do trânsito nas cidades do interior. Na ocasião será entregue também o “Manual de Integração dos Municípios ao Sistema Nacional de Trânsito”, um guia técnico elaborado pelo Detran-MA, que vai orientar as prefeituras na aplicação de uma gestão do trânsito nos municípios.

Durante o lançamento do programa ‘Mais Vida no Trânsito’, também será apresentado oficialmente o concurso “Prefeito Defensor da Vida no Trânsito”, outra estratégia do programa. O concurso premiará os três municípios que mais se destacarem na aplicação de políticas públicas para a melhoria do trânsito. Só vai poder participar do concurso a prefeitura que tiver o trânsito municipalizado.

Busca