Publicidade

Caiu o número de roubos de veículos em São Luís

De acordo com levantamento da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), o número de ocorrências na Região Metropolitana de São Luís diminuiu nos meses de fevereiro, março e abril de 2015, num comparativo com o mesmo período do ano passado.

O relatório, utilizando dados do Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO), mostra que em 2014 foram registradas 557 ocorrências de roubo ou furto de veículos nos 3 meses do comparativo, enquanto em 2015 houve redução para 421 casos. Ou seja, em 2014 o número de casos foi superior em 32%.

Segundo o titular da DRFV, delegado Marcos Afonso, em entrevista ao titular do blog jeisael.com no programa “Qual é a Bronca”, da TV Cidade/Record, a queda nessa modalidade de crime resulta de trabalho desenvolvido pelo Estado através das polícias Civil e Militar.

Marcos Afonso em entrevista à Jeisael Marx

“Sabemos que ainda não estamos numa situação ideal, mas vamos continuar trabalhando para alcançar resultados melhores”, compromete-se.

Segundo Marcos Afonso, os veículos roubados geralmente são utilizados para a prática de outros crimes, como assaltos a lojas e residências, roubo a bancos, acerto de contas e transporte de drogas. Daí, a importância do trabalho de combate realizado pela delegacia especializada. O delegado conta também que outro destino dado aos veículos furtados ou roubados é o mercado paralelo de peças, alimentado por desmanches ilegais.

É a segunda vez que Afonso comanda a DRFV. Foi nessa especializada que o delegado começou sua carreira há 16 anos. Ele compara os dois momentos e diz que os bandidos estão cada vez mais ousados e dinâmicos, algo que a legislação brasileira não consegue acompanhar. Essa distorção atrapalha o serviço da Polícia e Também do Judiciário, gerando, muitas vezes, situações de impunidade.

Outros números

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, outras modalidades de crimes também estão em queda. Lesão corporal seguida de morte caiu 45,5%; casos de estupro diminuiram 32%; O número de homicídios caiu em 2015 em comparação com 2014, chegando a registrar no mês de abril uma diminuição da ordem de 22%.

A redução nos números da violência é fruto de ações estratégicas, segundo o governo do Estado, com foco na eficiência do Sistema de Segurança Pubilca. Um trabalho desenvolvido pela forças policiais tanto na prevenção quanto no combate ao crime de modo integrado.

 

Busca