Publicidade

Velocidade mínima da banda larga passa a ser de 70% da contratada

JusBrasil

No final do ano de 2013 foi noticiado que a partir de 1º de novembro de 2013 entraram em vigor as novas metas para operadoras de serviços de banda larga fixa e móvel no Brasil. A partir desta data as operadoras passaram a ser obrigadas a garantir a seus clientes pelo menos 70% da taxa de transmissão de dados contratada e 30% da taxa de transmissão instantânea.

Ou seja, num plano de 10 megabits por segundo (Mbps), a velocidade média mensal de navegação na internet deve ser, no mínimo, de 7 Mbps. Já a velocidade instantânea (no momento da conexão), deve ser de pelo menos 3 Mbps.

Se o que for informado na publicidade e na oferta do serviço não for cumprido, o consumidor tem direito ao abatimento proporcional.

Esses percentuais valem até novembro de 2014, quando serão ampliados para 80% da taxa de transmissão máxima contratada, referente à Taxa de Transmissão Média (download e upload), e 40% da taxa de transmissão máxima contratada pelo assinante, referente à Taxa de Transmissão Instantânea (download e upload).

Nesse sentido, mostra-se importante realizar um teste de velocidade da internet pra comprovar a real velocidade da conexão que está contratada. Um teste de velocidade da internet pode ser realizado em várias páginas simples especializadas em teste de conexão.

As medições da banda larga fixa são possíveis por meio do site www.brasilbandalarga.com.br, onde você pode participar como voluntário do Programa de Aferição de Qualidade da Banda Larga no Brasil, que visa medir os indicadores da qualidade da conexão banda larga em nosso país.

Veja baixo mais alguns endereços para teste de velocidade da sua internet.

http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php

http://www.speedtest.net/

http://www.bandwidthplace.com/

http://www.speed.io/index_en.html

http://www.minhaconexao.com.br/

http://www.testesuavelocidade.com.br/teste-velocidade-completo.php

http://www.testepower.com.br/

 

Busca