Publicidade

Suposta ativação de voz no WhatsApp é usada para infectar smartphones

 

Recentemente, o WhatsApp! anunciou uma nova funcionalidade que permite chamadas de voz entre seus usuários, algo que todos sentem falta no mensageiro instantâneo mais popular do mundo. Com o anúncio, há poucos dias, hackers aproveitaram para aplicar golpes.

Estão espalhando uma nova ameaça, principalmente pelos dispositivos portáteis com o sistema Android. O usuário recebe uma mensagem alegando ser um convite para a ativação do serviço de voz do WhatsApp! Inocentemente, as pessoas que estão recebendo são direcionadas para um link malicioso e acabam com o dispositivo infectado.

Fique atento. O convite “testar” a funcionalidade de chamadas não passa de um spam. As mensagens costumam dizer algo como ” Parabéns!! Você foi convidado para testar o serviço de chamadas do WhatsApp! Convide seus amigos para ativar o serviço”.

Sites especializados em tecnologia alertam que tentaram seguir o link malicioso e constataram que, de fato, tudo que não passa de um golpe. Os usuários são redirecionados para um site fraudulento, que acaba colhe dados pessoais e ainda faz envio automaticamente para mais 10 pessoas, que também correm o risco de infecção.

O golpe tem sido um sucesso porque vários usuários estão ansiosos para testar a nova funcionalidade. A recomendação é de que tenham paciência, e sobretudo, não acreditem nessas mensagens aleatórias que chegam através de correntes ou de usuários desconhecidos ou até mesmo de amigos. Estes últimos podem ser apenas vítimas inocentes.

A dica de especialistas é que, para garantir a segurança, o usuário prefira baixar o App de fontes confiáveis, como a própria loja de aplicativos do smartphone.

 

 

Busca