Publicidade

São Luís sedia encontro que vai celebrar aliança histórica entre estados do Nordeste

 

Na próxima quinta-feira (14), São Luís será a sede do 2º Fórum de Governadores do Nordeste. Uma inovação vai marcar esta edição do encontro: a criação de um consórcio entre os novos estados da região, que visa baratear a aquisição de materiais, compartilhar tecnologias de gestão e a integração de quadros profissionais das áreas da saúde, segurança e educação.

A medida visa ajudar os governos do Nordeste a poupar recursos em tempos de escassez orçamentária.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, que vem sendo chamado apenas de ‘Consórcio Nordeste’, deve ajudar as unidades federativas da região que já ultrapassaram seus limites de gastos com pagamento de salários e aposentadorias.

A reunião da semana é o passo que faltava para a aliança entre os estados. As discussões sobre a assinatura do protocolo de intenções foram iniciadas na Bahia. Em São Luís, o consórcio deve ganhar personalidade jurídica, com CNPJ e a formação de um Conselho Administrativo, que deverá centralizar as encomendas de medicamentos.

A assinatura do protocolo de intenções para a criação do Consórcio Nordeste terá início às 10h, no Palácio dos Leões, com a reunião do Fórum dos Governadores do Nordeste, e terá um momento específico para a assinatura do acordo.

No Twitter, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) chamou a assinatura do pacto na capital maranhense de “ato histórico”.

“São Luís será na próxima quinta-feira a capital do Nordeste. Reunião importante dos governadores e ato histórico de criação do Consórcio Nordeste. Parabéns ao governador anfitrião, Flávio Dino, e a todos os demais governadores dos estados irmãos que aqui estarão na quinta”, comemorou o parlamentar.

Radialista e Jornalista, Professor de Comunicação e Oratória, Locutor Publicitário e Apresentador de TV
Busca
Facebook