Publicidade

São Luís é a terceira capital mais desenvolvida do Nordeste, segundo FIRJAN

A capital do Maranhão é a 15ª mais desenvolvida do Brasil; no geral, São Luís está na 898ª posição, com 0,7618

De acordo com uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), São Luís é a terceira capital mais desenvolvida do Nordeste e a 15ª do Brasil. O Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) considerou indicadores nas áreas de educação, saúde, emprego e renda, tendo como base os dados consolidados de 2013.

Para a pesquisa foi analisado o nível de desenvolvimento econômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros. O índice varia de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1, melhor é o desenvolvimento da cidade.

Na avaliação, a capital maranhense apresentou índice de desenvolvimento moderado em todos os quesitos, tendo uma média total 0.7618. Entretanto, a nível estadual, Imperatriz foi considerada a cidade mais desenvolvida do Maranhão, com uma média total de 0.7779. Já o município de São José de Ribamar encabeçou a terceira colocação com 0.7618.

Última colocação

Na outra ponta, ainda de acordo com a pesquisa, o município de Pedro do Rosário, localizado na baixada maranhense, amarga a posição de menos desenvolvido do Estado. Com um índice total de 0.3509, o município que possui mais de 30 mil habitantes teve baixo desenvolvimento nas áreas de saúde e emprego e renda, e regular em educação.

Busca