Publicidade

São Luís 404 anos: Governo consolida assistência qualificada em saúde na capital

Governo faz diversos investimentos para qualificar rede de saúde de São Luís. Foto: Francisco Campos e Julyane Galvão

Estruturas adequadas, equipe médica qualificada, equipamentos modernos e tratamentos específicos. Uma série de conquistas na área da saúde pode ser comemorada pela população ludovicense e reflete o compromisso do Governo do Estado em colaborar com a reestruturação da rede de atenção à saúde na capital maranhense.

Com o intuito de oferecer um atendimento digno a quem precisa do serviço público de saúde em São Luís, foram realizadas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurações de novos serviços em unidades de referência para diferentes tratamentos, aquisições de novos equipamentos para hospitais de média e alta complexidade, reformas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), ampliação da assistência especializada para o público materno infantil, capacitação maciça dos profissionais que atuam no atendimento público de saúde, reorganização de verbas da União, além de investimentos em parceria com a gestão municipal.

Realizar ações que gerem impacto na qualidade de vida dos ludovicenses, com a máxima transparência, consolidando um trabalho relevante com os recursos otimizados tem sido uma das metas perseguidas pela gestão estadual em saúde. “Por ser a capital do nosso estado e pelo próprio contingente populacional que agrega, São Luís recebe do Governo do Estado a assistência devida. Na área da saúde, buscamos contribuir com a rede de atendimento e reduzir gargalos históricos, tanto com os equipamentos estaduais de saúde, como com a própria reestruturação da rede, que alivia o inchaço de demandas na capital e dá mais fluidez e qualidade à saúde aqui na capital”, comentou Carlos Lula.

Melhorias na rede estadual de saúde

A reestruturação das unidades de saúde gerenciadas pela SES integra o conjunto de ações desenvolvidas pelo poder público estadual para melhoria dos serviços prestados à população. No Hospital Dr. Tarquínio Lopes, está em fase de conclusão a reforma de manutenção que inclui recuperação da rede elétrica e reforma de banheiros da unidade, que estão sendo adequados às normas de acessibilidade; a revitalização das rampas de acesso à UTI e da sala de quimioterapia; substituição das caixas d’água; e adequação de ambientes na UTI para atendimento às famílias.

Neste semestre será iniciada no Hospital Presidente Vargas, reforma no ambulatório para tratamento da tuberculose e adequação na UTI de 10 leitos, de forma a estabelecer melhores critérios de atendimentos aos pacientes do hospital, referência no tratamento de doenças como o DST/AIDS e da tuberculose.

Fruto de uma parceria entre as secretarias de Estado da Saúde (SES), Gestão e Previdência (Segep) e Infraestrutura (Sinfra), o Hospital do Servidor também é um equipamento de saúde que recebeu atenção especial. A unidade conta com investimento de cerca de R$ 50 milhões e é um esforço do Governo do Estado para garantir mais saúde aos funcionários públicos.

Com 120 leitos, mais 20 leitos de UTI numa infraestrutura moderna e que pertencerá ao Fundo Estadual de Pensão e Previdência dos Servidores (FEPA), o novo Hospital do Servidor terá mais de 12 mil m² de área construída, capacidade para atender 110 mil servidores estaduais, e também contará com estrutura ambulatorial completa, reunindo consultórios médicos, oftalmológicos, odontológicos, unidades de terapia intensiva (UTI), urgência e emergência, com leitos de estabilização e observação para crianças e adultos.

Reforma das UPAS

Os investimentos em reforma e manutenção das unidades somam-se às ações desenvolvidas por esta gestão para o fortalecimento da rede estadual de saúde. A requalificação das UPAs, obra executada em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), contempla as unidades do Vinhais, Bacanga, Vila Luizão, Cidade Operária, Araçagy e Parque Vitória.

Na UPA do Vinhais, foram realizados serviços de pintura, reforma do almoxarifado, recuperação do piso, revisão da rede elétrica, além de ampliação da área de medicação e reforma da área de marcação de consultas. Na unidade também foi realizada a adequação de uma recepção para os acompanhantes dos pacientes. Classificada como tipo I, a UPA oferece serviços de clínica geral e pediatria. Há ainda disponível aos usuários serviços de eletrocardiograma (ECG), exames laboratoriais, e raios-X. Com a entrega da reforma da unidade, o poder público estadual beneficia mais de 150 mil pessoas do bairro e áreas adjacentes.

De acordo com a secretária adjunta de Engenharia da SES, Thaís Farias, as readequações realizadas pelo governo levam em consideração das necessidades de cada unidade de saúde. “Todas as reformas foram e estão sendo planejadas de acordo com as demandas das UPAs. Nosso objetivo é oferecer uma infraestrutura adequada e um ambiente confortável para proporcionar um atendimento digno aos pacientes”, explica.

No mês de agosto, as unidades também receberam incremento na rouparia e fardamento dos profissionais, além de passar a ter dentro da unidade, colaboradores para organizar esse serviço, o que, segundo a técnica de Enfermagem, Licelma Silva, da UPA Araçai, otimizou a assistência prestada aos pacientes. “Antes, nós precisávamos nos preocupar em trocar a roupa de cama dos leitos. Então, parávamos o que estávamos fazendo e perdíamos tempo com esse processo. Hoje, com a organização desse serviço na unidade, ganhamos tempo para nos dedicar exclusivamente ao atendimento técnico com mais qualidade”, contou.

O supervisor administrativo da UPA Araçagi, Jorge Macedo, ressaltou que com a chegada da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) houve uma considerável melhoria nos serviços de manutenção. “A Emserh acompanha de perto todas as demandas e faz o controle do material para garantir que tanto os profissionais tenham fardamento adequado quanto os leito das unidades estejam sempre limpos e com os lençóis trocados”, garantiu.
Investimentos na Saúde da Criança

Dentre os investimentos realizados como benefício às crianças está o repasse de recursos na ordem de R$ 10 milhões para reforma do Hospital da Criança, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Além da reforma nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica, do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, que passou a contar com um tomógrafo para realização de exames. Com isso, a rede estadual possui um equipamento especializado no atendimento infantil, com capacidade para realizar 400 atendimentos mensais.

Equipe multidisciplinar atende crianças com problemas neurológicos vindas de todo o estado. Foto: Francisco Campos/SES

Governo faz diversos investimentos para qualificar rede de saúde de São Luís. Foto: Francisco Campos e Julyane Galvão

O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), instalado desde o mês de maio no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, inclui a qualificação dos serviços para atender crianças com necessidades neurológicas, incluindo a microcefalia. O Ninar é uma esperança de reabilitação com equipe multiprofissional em um espaço moderno e tecnologicamente estruturado. Em junho, após dois meses, desde sua inauguração, já haviam sido realizados cinco mil atendimentos.

No cuidado maternoinfantil, as gestantes ludovicenses encontram maternidades equipadas e bem estruturadas com capacitação técnica e profissional para prestar todos os cuidados necessários a gestantes de risco habitual e de alto risco. Inaugurada há um ano, a Maternidade Nossa Senhora da Penha, juntamente com as tradicionais maternidades Marly Sarney, e Benedito Leite, configura um esforço conjunto de aperfeiçoar a estrutura e humanizar o atendimento.

As maternidades contam, ao todo, com são 165 leitos obstétricos para partos de risco habitual, e ainda, 15 de pediatria, 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, 24 de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, seis de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru e 16 de Enfermaria de Gestante de Alto Risco, no Hospital e Maternidade Marly Sarney.

Busca