Publicidade

Refinaria de Bacabeira aparece no esquema de propinas do partido de Roseana Sarney

Informação revelada em reportagem do jornal O Estado de São Paulo mostra que a refinaria de Bacabeira também está envolvida no esquema de propinas pagas ao PMDB, partido da ex-governador do Maranhão, Roseana Sarney. A revelação foi feita por pelo menos dois dos empresários presos pela Polícia Federal.

O doleiro Alberto Youssef, preso em São Luís pela Polícia Federal, revelou que a licitação de terraplanagem foi feita com “cartas marcadas” e ele ficava sabendo com antecedência quem seriam as empresas vencedoras para realizar os serviços da Refinaria Premium I, em Bacabeira. Sendo acertado que fossem as empresas Galvão Engenharia, Serveng e Fidens, apesar de que estas duas últimas não são acusadas de participar do cartel de empreiteiras que atuava na Petrobrás.

Segundo Youssef, ocorreram reuniões em seu escritório em São Paulo, na Avenida São Gabriel, Itaim Bibi. Ficou acertado o pagamento de comissão de 1% sobre o valor do contrato. Os repasses teriam sido iniciados seis meses depois do início da obra, mas, a Refinaria Premium foi alvo de propinas desde a época de seu lançamento, segundo conta um engenheiro da empresa Galvão Engenharia, outro delator do caso.

Paulo Roberto Costa, Lobão e Roseana Sarney

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, ganhou 30% sobre o montante desviado de um dos itens relativo à terraplanagem da refinaria, segundo conta o doleiro Alberto Youssef. Para quem não se lembra, Paulo Roberto Costa esteve no Maranhão a convite de Roseana Sarney e Edison Lobão, em 2010, para o lançamento da obra em Bacabeira.

A reportagem de O Estado de São Paulo revela que Paulo Roberto Costa afirmou, em sua delação premiada, que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), aliado de sempre dos Sarneys, recebeu propina em contratos da Diretoria de Abastecimento da Petrobrás. Renan seria o elo do partido com o esquema que foi desbaratado a partir de março do ano de 2014.

 

 

 

 

Busca