Publicidade

Prefeitura vistoria andamento das obras de revitalização do Mercado da Vila Palmeira e do Anil

A Prefeitura de São Luís garante o andamento das obras de reforma total do Mercado Municipal da Vila Palmeira. O titular da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Aldo Rogério, acompanhado do secretário de Governo, Lula Fylho, realizou durante a manhã desta quinta-feira (7) vistoria técnica aos serviços de infraestrutura do novo setor do mercado, que está em estágio avançado de construção. A requalificação do espaço é fruto de parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), através de compensação urbana.

“Estamos trabalhando intensamente para cumprir a determinação do prefeito Edivaldo de garantir condições dignas de trabalho aos feirantes da Vila Palmeira. O novo espaço vai trazer um grande benefício para eles, que terão seus negócios revitalizados, e para os consumidores, que irão contar com um mercado amplo, higiênico e moderno”, declarou o titular da Semapa, Aldo Rogerio.

O Mercado da Vila Palmeira terá estrutura para 167 boxes em toda a sua extensão. Todos com revestimento em cerâmica e balcão de inox, com piso de concreto industrial de alta resistência. Novos banheiros e rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Já foram concluídos os serviços na estrutura elétrica, hidráulica, na rede de esgoto e no telhado, além da implantação de uma lavanderia comunitária para uso dos feirantes e também da comunidade. Durante a vistoria foi feita avaliação da execução dos trabalhos de infraestrutura no local e dos benefícios garantidos com a obra.

FEIRA DO ANIL

Os secretários também vistoriaram a execução da fase final das obras do andar térreo do Mercado do Anil. Construído com recursos próprios do Tesouro Municipal, o Mercado do Anil terá estrutura para 56 boxes e mais 40 bancas. A feira também vai ganhar uma lixeira para depósito de detritos; e terá revitalizada a área da entrada.

O feirante Antonio Valentino, que há 8 anos vende peixes no Mercado do Anil, disse que a reforma é muito bem-vinda para todos os feirantes. “Essa reforma foi muito aguardada por todos nós e ficamos muito felizes ao ver que está ficando tudo pronto e em breve teremos um lugar melhor para trabalhar”, afirma.

LIMPEZA

O Mercado Central, do Anjo da Guarda e do Bom Jesus também estão com projetos arquitetônicos em elaboração, de acordo com o cronograma da Semapa. Como reforço às ações de reforma, foi intensificado também a limpeza nas feiras e mercados.

A Prefeitura tem instalado contêineres para coleta de resíduos, recolhidos diariamente. Paralelo a esta medida, é feito trabalho de orientação aos feirantes sobre cuidados com higiene e uso permanente de equipamento de proteção individual (EPIs). O trabalho será retomado na segunda quinzena deste mês, nos mercados da Vila Palmeira e João Paulo, por equipes da Superintendência de Inspeção da Semapa.

SEGURANÇA

Outro ponto é a atenção à segurança interna e externa dos mercados e feiras com a instalação de videomonitoramento. Já foram contemplados os mercados da Cohab, Liberdade e Mercado Central. “Estamos realizando estudos para contemplar os demais mercados e feiras da capital com este sistema”, reiterou o secretário Aldo Rogério. O projeto de readequação das feiras e mercados conta com recursos próprios da Prefeitura, em conjunto com parceiros e complemento de parte da receita das feiras e mercados. Os serviços são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh).

São Luís tem 28 feiras e mercados, sendo 10 destes administrados pela Semapa. Os demais centros de comercialização são da responsabilidade de associações, em parceria com a Prefeitura.

Busca