Publicidade

Prefeitura realiza programação natalina em escolas do município

Os estudantes da rede de ensino da Prefeitura de São Luís participaram ao longo desta semana de comemorações alusivas ao Natal. As festividades relativas ao nascimento de Jesus Cristo foram realizadas em várias escolas municipais com a participação de estudantes e professores no desenvolvimento da programação.

“A realização de eventos nas escolas durante as datas comemorativas possibilitam que sejam fortalecidos os vínculos existentes entre escola, família e comunidade. Isto é indispensável para que possamos formar cidadãos, objetivo maior da macropolítica do prefeito Edivaldo para a área da Educação”, assinalou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

Na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Professor Rubem Teixeira Goulart o musical de Natal “Amor de Deus”, baseado na obra de Marcos Schreiber, contou com a presença de 350 educandos, além de profissionais da escola e familiares dos estudantes. Mais de 60 crianças participaram ativamente do espetáculo natalino cantando músicas ou interpretando personagens na história do nascimento de Jesus Cristo.

Uma delas foi Maria Luiza Jansen Soares, de 7 anos, estudante do 2º ano do Ensino Fundamental. Para ela, participar do presépio vivo como anjo foi uma experiência inesquecível. “Foi muito bom participar dessa nossa comemoração de Natal. Estou muito feliz também porque aprendi que no Natal nasceu Jesus Cristo, aquele que veio para nos salvar. Essa é uma época muito boa para pensarmos mais no outro”, ressaltou a estudante.

A professora Marcilene de Cássia Buna, coordenadora do espetáculo natalino da U.E.B. Rubem Goulart este ano, explicou que o evento integra o projeto político-pedagógico da escola há oito anos. “Nosso maior objetivo alcançado é mostrar para nossos estudantes o verdadeiro do sentido do Natal. Também discutimos princípios e valores com eles, por meio das mensagens das músicas. Ao longo dos ensaios, também conseguimos desenvolver habilidades e competências das nossas crianças, porque trabalhamos com outras linguagens e formas de expressão”, destacou.

Já para a gestora da unidade de ensino, Ana Célia Lopes, a participação de toda a comunidade escolar foi fundamental para a realização do evento na escola. “Agradeço a toda a equipe da escola, aos pais de alunos que se mobilizaram para que todos os nossos educandos pudessem receber um brinquedo ao final de nosso evento, à Secretaria e às igrejas próximas por nos auxiliarem a concretizar mais uma vez o nosso sonho de ter uma linda cantata natalina na nossa escola”, enfatizou.

Uma das colaboradoras foi Patrícia Nascimento Jesus, mãe das estudantes Ana Paula Nascimento e Maria Clara Nascimento. “Pedi auxílio aos meus irmãos da Igreja Apostólica da Restauração (Cohab) e conseguimos presentes para todas as crianças. Também contribuímos com um reforço no lanche. Tudo isso me fez muito bem porque essa escola é excelente e é uma forma também que eu tenho de auxiliar na educação das crianças”, afirmou.

Outra unidade que também realizou comemorações alusivas ao Natal foi a U.E.B. Pedro Marcosini Bertol. O projeto “Natal na Escola” contou com a participação de mais de 200 educandos, além de familiares e profissionais da escola. Na ocasião, foi realizada uma apresentação de fantoches e outra de educandos na cantata natalina. Os estudantes do 1º ao 5º ano puderam interagir com a personagem cega “Ritinha”, de um dos livros da coleção Incluir – escrita pela professora da sala de recurso da U.E.B. Pedro Marcosini Bertol, Sharlene Serra.

O evento foi encerrado com sorteio e entrega de presentes aos educandos. Um dos contemplados foi o estudante Inácio Almeida, do 2º ano. Através da parceria com o Colégio Batista, o aluno ganhou uma cadeira de rodas mais moderna do que a que já possuía. “Estou muito feliz. Com essa nova cadeira de rodas, poderei participar mais ativamente das atividades da escola, dos passeios e das visitas. Esse presente foi muito bom para mim”, afirmou o estudante, que cantou durante a festividade natalina.

A programação com atividades especiais em comemoração ao Natal também foi realizada em outras unidades de ensino ao longo desta semana como na U.E.B. Pequeno Polegar, Arthur Azevedo, Olívio Castelo Branco, Salomão Fiquene, Anjo da Guarda, Josué Montelo, Zuleide Andrade, Rosário Nina e Neiva Moreira.

 

Busca