Publicidade

Prefeitura e governo do Estado firmam parceria para implantação do Agropolo em São Luís

Secretário Márcio Honaiser, prefeito Edivaldo Holanda Jr e demais gestores na solenidade em que foi firmada parceria para implantação do agropolo da Ilha. Foto: Divulgação

Secretário Márcio Honaiser, prefeito Edivaldo Holanda Jr e demais gestores na solenidade em que foi firmada parceria para implantação do agropolo da Ilha. Foto: Divulgação

Como parte das ações voltadas para o aumento da produção agropecuária no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), iniciará este ano, a implantação de agropolos.

Em reunião realizada na sede da Prefeitura de São Luís, o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser, acompanhado da equipe técnica da Sagrima, apresentou o projeto do primeiro agropolo, o da Ilha de São Luís, ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que ofereceu total apoio na realização do trabalho.

“Este projeto se soma a outros, já desenvolvidos pela Prefeitura, para fortalecer a atividade agrícola no município de São Luís. É mais uma parceria importante com o governo Flávio Dino que vai beneficiar a vida do produtor rural na capital maranhense”, ressaltou o prefeito.

Agropolos são espaços geográficos, nos quais produtores rurais, agroindustriais, instituições públicas, privadas e serviços especializados desenvolvem ações de forma integrada para desenvolver suas vocações produtivas e fomento da cultura da inovação e do empreendedorismo.

Os cinco primeiros agropolos são Cocais, Rio Balsas, Rio Mearim, Delta do Parnaíba e Ilha de São Luís. O agropolo da Ilha servirá como piloto para os demais e contemplará os quatro municípios de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e São Luís.

Em cada polo, as cadeias produtivas com maior potencial serão incentivadas. No polo da Ilha, o foco será na hortifruticultura e na criação de aves.

Márcio Honaiser afirmou que a parceria com as prefeituras é fundamental para o sucesso da implantação dos agropolos, assim como a participação de instituições de ensino, capacitação e pesquisa. “Com o suporte da Prefeitura de São Luís, o agropolo da Ilha é nosso projeto piloto; daqui é que vão ser disseminadas práticas para as demais regiões do estado”. O secretário informou que Governo do Estado tem pressa em ver o Maranhão produzir mais e desenvolver todo o seu potencial: “Estamos trabalhando em conjunto por esses resultados”.

Busca