Publicidade

Prefeitura de São Luís entrega Unidade de Saúde Maracanã reformada e reforça atendimento na zona rural

15170_entrega_centro_saude_maracana_211015_fotobaeta5

O prefeito Edivaldo entregou à população, na manhã desta quarta-feira (21), as novas instalações da Unidade de Saúde da Família Maracanã, que passou por serviços de reforma em todos os ambientes da casa de saúde. A reforma da unidade faz parte do Programa de Fortalecimento da Atenção Básica, desenvolvida pela gestão em toda a rede de saúde do Município, visando dobrar a capacidade de atendimento e garantir que a população tenha acesso a serviços essenciais de saúde em suas comunidades.

“Entregamos aqui mais uma unidade básica de saúde, para atender essa comunidade importante da zona rural. É mais um serviço prestado dentro da nossa proposta de fortalecer a atenção básica na capital, para que a comunidade tenha próximo de casa um posto saúde bem estruturado, equipado e com profissionais aptos a atender a população com qualidade e humanização”, disse Edivaldo.

A UPA Municipal da Zona Rural, que é fruto de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e a Alumar, vai prestar atendimento de urgência e emergência clínica de média complexidade, além de realizar serviços médicos ambulatoriais, proporcionando um reforço a mais ao atendimento de emergência à população da zona rural.

ATENDIMENTO

A USF Maracanã realiza uma média de 6 mil atendimentos por mês, beneficiando mais de três mil famílias com serviços básicos voltados à saúde da mulher, da criança, adolescente e idoso. As instalações da unidade incluem três consultórios médicos, salas de vacina, curativo, nebulização; uma sala de enfermagem, consultório odontológico, consultório ginecológico, copa e cozinha, lavanderia e os banheiros são adaptados para pessoas com deficiência, além de SAME e Farmácia Básica.

A unidade desenvolve um acompanhamento de pacientes do programa de hipertensão, diabetes, tuberculose e hanseníase. Às gestantes, a USF realiza assistência desde o pré-natal até o nascimento. Pacientes como a dona de casa Anunciação Lopes Barata, 39 anos, que passa por tratamento odontológico na unidade. “Fiz minha primeira consulta hoje e gostei muito do atendimento. Além do mais, fica próximo de casa e não preciso pegar ônibus para fazer o tratamento em outro lugar”, disse ela.

 

Busca