Publicidade

Praias de São Luís estão entre as melhores experiências do Brasil para o verão

Novo laudo divulgado pela Sema garante 100% das praias de São Luís e São José de Ribamar aptas ao banho. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

A balneabilidade das praias de São Luís e as belezas naturais do litoral colocaram a capital maranhense como uma das 18 melhores experiências para o verão, segundo uma das maiores empresas de viagens do mundo, a Expedia. O levantamento destaca praias de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Bahia, entre outros, como estrelas das férias no Brasil.

Em São Luís, a empresa destaca que “a capital é carinhosamente chamada de ‘Ilha do Amor’. O contraste fica por conta da movimentada Avenida dos Holandeses e dos bares da charmosa Lagoa da Jansen, com a rusticidade do belo Centro Histórico que abriga os antigos solares dos barões”.

Entre as praias da capital maranhense, a Expedia indica Calhau, Ponta d’Areia e Olho d’Água como atrativo de verão.

O litoral ludovicense voltou a receber banhistas e turistas depois do esforço do Governo do Estado em tornar as praias próprias para banho. Fruto de investimentos vultosos em saneamento básico e despoluição dos rios, por meio do programa ‘Mais Saneamento’, hoje os 21 pontos aferidos pelo Laboratório de Análises Ambientais – LAA, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) estão em condições aceitáveis de balneabilidade.

Balneabilidade movimenta setor hoteleiro

Analisando as obras como de total força para alavancar o turismo no Maranhão, o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão, Paulo Coelho, ressaltou ainda a importância do investimento para movimentar o setor hoteleiro.

“A classe vê com bons olhos esse resultado, pois era algo que esperávamos com muita ansiedade. Sabemos que para o turismo alavancar depende de vários fatores, principalmente aqui, que se trata de uma ilha. Devemos oferecer uma infraestrutura que envolve desde a balneabilidade das orlas, como um aeroporto, um terminal rodoviário e aquaviário bom e vejo que o Governo está se empenhando para solucionar todos esses entraves herdados, realizando obras de melhorias e expansão. Com essas obras, percebo que o turista virá ao Maranhão e retornará aos seus destinos de origem com outros olhos”.

Para o presidente do Conselho de Turismo do Estado do Maranhão, Bruno Mezenga, as obras que vêm sendo desempenhadas pelo Governo são de grande representatividade para toda a estrutura que envolve o mercado do turismo em São Luís.

“A atitude do Governo de inserir dentro de suas ações a despoluição do Rio Pimenta, Rio Claro e do Rio Calhau é essencial para o resgate do potencial turístico de São Luís. Colocar a ETE Vinhais para funcionar era outro ponto que as entidades que representam o turismo no Maranhão já vinham tentando fazer, e o atual Governo concretizou. Agora, nós poderemos reverter a imagem negativa que ficou das praias poluídas da nossa Ilha”, disse Mezenga.

Busca