Publicidade

Plano “Mais IDH” do governo do estado será discutido com prefeitos e representantes da sociedade

Na tarde desta segunda-feira (26), o governador do Maranhão, Flávio Dino, se reúne com prefeitos de municípios do interior do estado incluídos no Programa Mais IDH. Em seguida, a reunião é com representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e da Sociedade Civil. O objetivo dos encontros é discutir o Plano e definir ações prioritárias para melhorar a qualidade de vida da população que vive nas cidades com o menor Índice de Desenvolvimento Humano.

O Mais IDH foi anunciado pelo atual governo como ferramenta para combater a pobreza extrema e as desigualdades sociais no Maranhão. O Comitê Gestor do Plano de Ações Mais IDH foi instalado no dia 8 de janeiro, formado por 11 secretarias e órgãos de estado. A missão é promover políticas públicas capazes de enfrentar, de forma articulada, problemas como o analfabetismo, a falta de infraestrutura habitacional e escolar, falta de água, desemprego.

Com ações coordenadas pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, o Mais IDH chegará a 30 municípios do Maranhão com o menor IDHM, que é o Índice de Desenvovimento Humano Municipal. Com articulações também das secretarias de Desenvolvimento Social, Articulação Política e Assuntos Federativos, Saúde, Educação, Agricultura Familiar, Trabalho e Econômica Solidária, Cidades e Desenvolvimento Urbano, Igualdade Racial, além da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), que formam o Comitê Gestor do programa.

 

 

 

Busca