Publicidade

O Globo: Ministra é vetada por Roseana para tratar da onda de violência no Maranhão

Maria do Rosário é vítima da birra de Roseana

Do site do Jornal O Globo

BRASÍLIA — Na esteira da crise de violência no Maranhão, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, foi vetada pela governadora Roseana Sarney de ir ao estado tratar do assunto. A participação dela na reunião do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), em Brasília, foi a explicação oficial de sua ausência na visita que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fez nesta quinta-feira, a pedido da presidente Dilma Rousseff. Na quarta-feira, a presidente almoçara com Cardozo, Maria do Rosário e as ministras Gleisi Hoffman e Eleonora Menicucci para tratar do caso no Maranhão.

Os atritos entre Maria do Rosário e a governadora começaram no final de outubro do ano passado, quando a Secretaria de Direitos Humanos cobrou providências e notificou órgãos públicos do Maranhão a respeito de denúncia de violação dos direitos humanos no sistema penitenciário do estado apresentada na Organização dos Estados Americanos (OEA) pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e pela OAB do estado.

Nesta quinta-feira, o conselho evitou recomendar intervenção federal no sistema penitenciário do Maranhão, com o argumento de que há um pedido nesse sentido nas mãos do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e que não seria esse o papel do órgão. Em declarações individuais, alguns integrantes defenderam a intervenção, caso do procurador federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Rios.

Leia mais sobre esse assunto aqui

 

Radialista e Jornalista, Professor de Comunicação e Oratória, Locutor Publicitário e Apresentador de TV
Busca
Rádio Timbira Ao Vivo
Facebook