Publicidade

MinC e prefeitura firmam parceria para revitalização do Centro Histórico de São Luís

A solenidade contou com a participação do governador Flávio Dino, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, entre outras autoridades

A solenidade contou ainda com a participação do governador Flávio Dino, do ministro da Cultura, Juca Ferreira, entre outras autoridades

O prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda, e o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, assinaram na tarde desta quinta-feira (26), documento para execução da Rede São Luís Pontos de Cultura na capital. A solenidade foi realizada no Teatro Arthur Azevedo e contou com a participação de autoridades, artistas e produtores culturais.

O projeto Rede São Luís Pontos de Cultura prevê ações que implementem políticas culturais para a cidade, através do incentivo a grupos artísticos e obras de revitalização do patrimônio cultural da cidade.

No evento foi realizado o lançamento do edital público “40 Pontos de Cultura” que prevê investimento de R$ 2,2 milhões para a execução de projetos culturais de até R$  43,3 mil que garantam promoção, manutenção e preservação do patrimônio imaterial na cidade, por um  período de 18 meses.

A parceria vai garantir ainda a revitalizações de praças, ruas e casarões que fazem parte do Centro Histórico de São Luís. A Rua Grande, principal centro de comércio popular da capital, deve passar por obras de melhorias, assim como a Rua da Paz e das praças do Pantheon e Deodoro.

Entre os serviços a serem executados nesses locais, estão a retirada dos postes e da fiação elétrica, que será subterrânea. Já os paralelepípedos serão trocados por pisos de granito e uma nova instalação da rede de esgoto será implementada.

O projeto Rede São Luís de Pontos de Cultura, proposto pela Prefeitura de São Luís, prevê a criação dos 40 pontos de cultura, que são espaços onde se desenvolvem atividades de preservação do patrimônio cultural imaterial, manutenção e desenvolvimento de atividades culturais de raiz que fazem parte da identidade da cidade.

 

Busca