Publicidade

Matrículas para o Projovem Urbano 2015 começam nesta quarta-feira (21)

A partir desta quarta-feira (21), tem o início o período de matrículas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano. Uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o governo federal, o Projeto tem, neste ano, 2100 vagas garantidas para jovens de 18 a 29 anos de idade que são alfabetizados e não concluíram o Ensino Fundamental. As inscrições podem ser efetivadas até o dia 23 de fevereiro em 12 Unidades de Educação Básica da Prefeitura de São Luís, listadas com endereço ao final do texto.

Geraldo Castro - Secretário Municipal de Educação | Imagem: Reprodução

O desenvovimento do Projovem Urbano em São Luís está associado à política de Educação Integral do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que prevê a elevação do nível de escolaridade aliada à qualificação profissional. “O Projovem Urbano é uma ferramenta eficaz de formação cidadã, que possibilita aos jovens abrir novas possibilidades profissionais e de vida. Por isso mesmo, é um programa que tem e terá toda a atenção do prefeito Edivaldo”, afirma o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

O Projovem Urbano

Com duração de 18 meses, o Projovem Urbando oferece aos jovens a possibilidade de concluir o Ensino Fundamental e ainda um curso de iniciação profissional com certificação, aulas de informática e auxílio de R$ 100 por mês. Além de possibilitar ao participante o desenvolvimento de ações comunitárias com efetivo exercício da cidadania.

Neste ano, o jovem poderá optar por um dos seguintes arcos ocupacionais no ato da matrícula:

1 – Construção e Reparos II. Qualificação profissional para quem quer se tornar eletricista de instalações, trabalhador da manutenção de edificações, instalador e reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações ou instalador de sistemas de telecomunicações.

2 – Serviços Pessoais. Qualificação para atuar como depilador, cabeleireiro, maquiador, manicure e pedicure.

3 – Telemática. Nesta opção, os jovens receberão qualificação profissional para atuar como helpdesk/ operador de microcomputador, assistente de vendas e telemarketing.

Inscrições

Os jovens que desejam fazer a inscrição, deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de residência e Histórico Escolar ou Declaração Escolar que informe último ano cursado pelo jovem. “Caso o interessado não possua histórico ou a declaração escolar, será realizado um teste de proficiência no ato da matrícula para efetivá-la”, explicou a coordenadora do Projovem Urbano em São Luís, Karla Santos.

Escolha o local de inscrição:

1 – UEB. ROSENO DE JESUS MENDES:
Avenida José Ribamar de Oliveira, s/nº – Vila Janaína.
2- UEB TANCREDO NEVES:
Avenida Este, Unidade 201, nº 500 – Cidade Operária.
3 – UEB CIDADE OLÍMPICA:
Avenida 29 de Dezembro, Nº 50, Quadra 39, Bloco B – Cidade Olímpica.
4 – UEB ALBERTO PINHEIRO
Rua do Passeio s/nº – Centro (antigo prédio do Colégio Dom Bosco).
5 – UEB MONSENHOR FREDERICO CHAVES
Rua Presidente Dutra, nº 200, Sítio Campinas – São Francisco.
6 – UEB OLINDA DESTERRO
Avenida Brasil, nº 100 – Vicente Fialho.
7- UEB RUBEM ALMEIDA
Rua da Mangueira, nº 400 “B” – Coroadinho.
8 – UEB NEWTON NEVES
Avenida Principal, nº 100 – Vila Palmeira.
9 – UEB MINISTRO MÁRIO ANDREAZZA
Rua Correa de Araújo, nº 400 – Liberdade.
10 – UEB PROFA. ROSÁLIA FREIRE
Avenida dos Portugueses nº 1000 – Vila Izabel.
11 – UEB PROFESSOR JOÃO DE SOUZA GUIMARÃES
Avenida Argentina, nº 94 – Divinéia.
12 – UEB PROFESSOR LUZENIR MATA ROMA
Avenida Este Interna, Unidade 205, nº 100 – Cidade Operária

 

 

Busca