Publicidade

Márcio Jerry ministra palestra para os alunos da Engenharia Aeroespacial da UFMA

 

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) ministrou palestra, nesta segunda-feira (16), para os alunos do curso de mestrado em Engenharia Aeroespacial sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e Estados Unidos. O convite partiu dos professores Alex Barradas, coordenador do Programa de Pós-Graduação, e Ronaldo Carmona, professor da disciplina Geopolítica Estratégica.

Os estudantes, que nos últimos dias ficaram conhecidos por desenvolverem um nanosatélite que monitora desmatamento e queimadas, tiraram dúvidas sobre a tramitação na Câmara dos Deputados do Acordo selado entre o Brasil e Estados Unidos para uso comercial do Centro de Lançamentos de Alcântara.

“Agradeço os professores Carmona e Barradas pelo convite e pela oportunidade de expor minha opinião sobre o Acordo e as perspectivas para o Maranhão. Pra mim é sempre muito especial estar na UFMA, recordar o movimento estudantil dos anos 1980”, disse o deputado.

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas foi aprovado pela Câmara e pelo Senado e publicado no último dia 20 de novembro no Diário Oficial da União. O PCdoB fez ressalvas, o chamado voto em separado, mas votou favorável por entender que se trata de um instrumento que simplesmente viabiliza a exploração comercial da área e que não há nele indícios de que as comunidades quilombolas serão diretamente impactadas.

No texto aprovado, esclareceu Márcio Jerry após pergunta de um aluno, não consta nada sobre o remanejamento de famílias, tampouco dados sobre a ampliação do perímetro do Centro Espacial. O deputado também reafirmou a fedesa com as comunidades tradicionais. “Na hora que alguém colocar em pauta qualquer tipo de remanejamento, podem ter certeza que eu, como deputado federal, nosso partido e o governador Flávio Dino, seremos os primeiros na linha de frente em defesa das comunidades quilombolas”.

 

LEIA TAMBÉM

Relatório de Eliziane garante que pais acompanhem desempenho dos filhos na escola sem prejuízo no salário

Busca