Publicidade

Manifestação da juventude mundial

Por Glória Barreto

Quinze de março foi um dia histórico. Foi um domingo de manifestação nacional contra o governo Dilma Roussef e o PT, reunindo quase 1 milhão de pessoas em 20 Estados mais o Distrito Federal. Manifestações pacíficas, pessoas vestidas de verde e amarelo, sem bandeiras de partidos políticos, enfim, um movimento democrático.

É interessante lembrar que, segundo o IBGE, o Brasil tem uma população de mais 200 milhões de habitantes, e, deste prisma, parece que o movimento não foi tão grandioso assim. Será que a maioria é contra o movimento? Observando nosso cotidiano, sabemos que NÃO. Porém, cada indivíduo tem um jeito de manifestar-se. Alguns usam as redes sociais, outros discursam para vizinhos e colegas de trabalho, outros realizam debates nas refeições em família, e nenhum destes recursos é inútil, cada um possibilita a reflexão. Formamos opiniões, discutimos ideias, administramos conflitos e estabelecemos objetivos e sonhos.

Não estamos lutando contra amigos, estamos nos unindo porque queremos mudanças. O que me remete a outra manifestação mundial de jovens, que começou em 2013. O Global Youth Day (Dia Global da Juventude), um projeto que promove um dia anual para jovens cristãos de todas as partes do mundo realizarem uma ação social em benefício dos outros.

Imagem do site oficial do projeto, com as fotos dos participantes de várias partes do mundo

 

No ano passado, foram mais de 8 milhões de participações registradas ao redor do planeta, com jovens da Coréia do Sul, Índia, França, Itália, América do Norte entre outros. E se você visitar o site vai ver que, mesmo de modo tímido, as iniciativas também aconteceram no Maranhão.

Ao acessar 2014, o site mostra jovens de São Luís participando: alguns se uniram em grupos para doar sangue, outros visitaram asilos, e uma equipe distribuiu sopa para mendigos no centro da capital. Pequenos gestos, mas que, somado aos milhares ao redor do mundo, formaram uma multidão de pessoas unidas em fazer o bem.

Imagem compartilhada no site, da atividade realizada em São Luís por Iranilde e amigos.

O Global Youth Day não virou notícia em grandes veículos de comunicação, até porque foram pequenos atos, mas sem dúvida esses jovens fizeram diferença aos alcançados por sua generosidade.

Este ano, o Global Youth Day vai acontecer no dia 21 de março, próximo sábado, e te convido a contribuir. Não financeiramente, mas com uma ação! Acesse o site e conheça, através das fotos postadas, as diversas maneiras que jovens de todo o mundo tem contribuído por um mundo melhor.

 

 

Radialista e Jornalista, Professor de Comunicação e Oratória, Locutor Publicitário e Apresentador de TV
Rádio Timbira Ao Vivo
Busca

Rádio Timbira Ao Vivo

Facebook