Publicidade

Mais de 400 mil participarão da escolha dos gestores da rede estadual de ensino

secretaria-educacao-municipio-forquilha

Cerca de 450 mil pessoas já estão cadastradas para a votação nas eleições de gestores escolares, inédita na história do Maranhão. O alto índice de inscritos como eleitores marca a mobilização e o interesse de participação popular no processo democrático promovido pelo Governo do Estado, que moraliza e moderniza a gestão escolar. As eleições serão realizadas em 450 escolas da rede estadual no dia 10 de dezembro.

Mais de 250 mil estudantes com idade igual ou superior a 15 anos poderão decidir qual dos candidatos em suas escolas está melhor capacitado para o cargo. Pais e responsáveis também se credenciaram para o processo de escolha dos novos gestores: ao todo, já são 180 mil inscritos para a votação, além de 16.946 mil professores que também estão habilitados para manifestarem o voto durante as eleições escolares.

O amplo envolvimento da comunidade escolar também foi registrado nas inscrições para concorrer à função de gestor escolar do Sistema Estadual de Ensino, são mais de mil candidatos. O processo de escolha de gestores escolares foi regulamentado pelo decreto nº 30.619, de 2 de janeiro e representa a eliminação de privilégios e indicações políticas por critérios técnicos e voto da comunidade escolar para a indicação dos gestores.

Busca