Publicidade

Mais Asfalto restaura vias na Cidade Operária, Cidade Olímpica e Lagoa da Jansen

Praça do Foguetinho é parte das entregas do governo para o aniversário de São Luís. (Foto: Jorge Ribeiro)

Por meio do Programa Mais Asfalto, o Governo do Maranhão está melhorando gradualmente a mobilidade urbana em vários pontos da capital. Durante esta semana, foram realizadas vistorias em obras na Cidade Operária, Cidade Olímpica e Lagoa da Jansen. A iniciativa foi conduzida pelo secretário da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, juntamente com a Prefeitura de São Luís, lideranças políticas e representantes dos bairros vistoriados.

A fiscalização começou na Avenida Prof. Mário Meireles, na Lagoa da Jansen. Na via, foram feitos os serviços de fresagem (retirada do asfalto prejudicado), recapeamento asfáltico e sinalização horizontal em trecho compreendido entre a Avenida Colares Moreira e a Avenida dos Holandeses.

A ampliação da Praça da Lagoa também está em fase de conclusão, com a instalação de um brinquedo que imita um foguete. Somada à recém-inaugurada Concha Acústica, a obra completa o trabalho de revitalização do governo em um dos principais espaços de lazer da Grande Ilha. As obras na Lagoa da Jansen devem ser entregues neste sábado (02) pelo governador Flávio Dino, como parte da programação comemorativa aos 405 anos de São Luís.

“A parceria entre a gestão Flávio Dino e a prefeitura propicia investimentos importantes para São Luís, ainda mais nesse momento especial que a cidade faz mais um ano”, diz Clayton Noleto. “É uma marca do governo viabilizar espaços públicos para integrar a comunidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destaca o secretário.

Na Cidade Operária, a comitiva do governo fiscalizou obras no cruzamento da Avenida Oeste Interna com a Avenida 1, onde está sendo feito o piçarramento para posterior pavimentação asfáltica. Equipes da Sinfra e da prefeitura trabalham em vários pontos do bairro, a exemplo da Avenida Principal, que recebeu recapeamento asfáltico e passa pelo processo de sarjeta e meio-fio, com a construção de passagem molhada para aumentar a vida útil do asfalto.

Outro ponto em obras é a Estrada da Mata, que interliga os bairros Cidade Olímpica, Santa Efigênia e Tropical. O cruzamento da via com a Avenida Tancredo Neves está sendo recuperado, com implantação de base e recapeamento asfáltico.

No trecho que vai do cemitério até São José de Ribamar, são realizadas obras de drenagem profunda para eliminar um dos maiores problemas da pista: o alagamento. O pedreiro Jucelino Mota mora há 20 anos na Estrada da Mata e aprova as melhorias. “Esse é o serviço que tem que ser feito, realmente precisava. Aqui, no inverno, alagava tudo, era uma calamidade. Ficava ruim para todo mundo, mas com esse serviço aí vai melhorar”, comenta.

O último local fiscalizado foi a Cidade Olímpica, segunda maior ocupação urbana da América Latina, com mais de 104 mil habitantes. Nas ruas e travessas do bairro, estão sendo feitos os serviços de piçarramento e recapeamento asfáltico.

Mais investimentos

Com investimentos de R$ 80 milhões, o Governo do Maranhão lançou a terceira etapa do Mais Asfalto para contemplar as quatro cidades da Grande Ilha – São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

O recurso vai garantir a recuperação de 200 quilômetros de via, que somados aos 300 já recuperados por meio do programa, eleva para 500 quilômetros a extensão de ruas e avenidas restauradas na Região Metropolitana. As intervenções melhoram a mobilidade urbana da região, beneficiando cerca de 1,4 milhão de habitantes.

Busca