Publicidade

Levantamento do Procon-MA mostra variação absurda nos preços de produtos típicos de fim de ano

Variação de até 161,7%. Esse foi o resultado de um levantamento de preços realizado pelo Procon-MA entre os dias 12 e 16 de dezembro. O órgão visitou o comércio de São Luís e municípios da Região Metropolitana para fazer um levantamento de preços de itens comumente procurados nessa época do ano.

Entre os produtos analisados, carnes, chocolates, panetones, cereais, conservas, bebidas e pescados. A pesquisa apontou a maior variação no preço do suco concentrado, com um percentual de 161,7%. Outros produtos com grande variação de preço foram o melão amarelo com 67% e o peru congelado que apresentou variação 42,9%.

O Diretor de Fiscalização, Estudos e Pesquisas nas Relações de Consumo do Procon, Eduardo Garcia, alega que o aumento dos valores é influenciado por diversas variáveis, como o tamanho dos fornecedores, o porte da empresa, os custos operacionais e a demanda de procura dos produtos.

Para economizar é recomendado verificar a pesquisa do Procon, além de fazer um levantamento pessoal e, se for o caso, substituir alguns alimentos ou marcas.

Busca