Victor Yan Barros de Araújo, 25 anos, motorista do veículo que matou 5 pessoas na Avenida Carlos Cunha, no bairro Jaracati, em São Luís, teve pedido de habeas corpus negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O acidente aconteceu dia 8 de Setembro, data do aniversário de São Luís.
O ministro Nefi Cordeiro manteve o entendimento da Justiça do Maranhão, que dois dias após o acidente decretou a prisão preventiva de Victor Yan por entender que ele apresentava sinais de embriaguez, e se negou a passar pelo teste do bafômetro e exame de alcoolemia.
O fato do laudo pericial de embriaguez alcoólica ter acontecido somente 5 horas após o acidente foi outro ponto levado em conta pelo Ministro.
O laudo, que foi realizado pelo Instituto Médico Legal (IML), apontou que o motorista não estava embriagado. Para Nefi Cordeiro a demora pode ter influenciado neste resultado, já que os policiais que atenderam a ocorrência apontaram sinais de embriaguez.
Victor Yan continua internado em um hospital particular de São Luís desde a manhã do acidente, apesar de ter sofrido apenas leves escoriações. Após ter alta ele deve ser encaminhado ao Centro de Detenção Provisória, em Pedrinhas.