Publicidade

Justiça condena blog apócrifo a retirar fake News contra Duarte Jr

 

Depois de postar “notícias” ofensivas e mentirosas contra Duarte Jr., o blog apócrifo Maranhão de Verdade foi condenado pela Justiça a retirar postagens de fake news contra o ex-diretor do Procon.

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Wellington Cláudio Pinho de Castro, determinou, nesta segunda-feira (11), a retirada das notícias falsas divulgadas no blog com a intenção clara de atingir o professor, advogado e pré-candidato a deputado estadual pelo PC do B, Duarte Jr.

De acordo com o relator do processo, as postagens são consideradas ofensivas e extrapolam os limites da liberdade de expressão.

Na representação, Duarte Júnior reclama que o blog veiculou três postagens onde o conteúdo aborda informações inverídicas e que ofendem a sua dignidade e imagem.

Para o juiz, além de frequentes, as fake news sustentam afirmações que induzem os leitores a associar a imagem do pré-candidato a uma pessoa agressiva.

Os próprios títulos das postagens deixam em evidência que Duarte Jr. concorrerá ao pleito de 2018 ao cargo de Deputado Estadual e, em alguns pontos, levam a crer, ainda que esta análise inicial seja precária, que as conquistas pessoais do referido pré-candidato se deram mediante prática de apadrinhamento.

Com a decisão, fica evidente o uso de notícias falsas como um antigo e eficaz mecanismo para elevar o alcance da informação e, como consequência, enfraquecer a pré-candidatura de Duarte Jr.

Radialista e Jornalista, Professor de Comunicação e Oratória, Locutor Publicitário e Apresentador de TV
Rádio Timbira Ao Vivo
Busca
Facebook