Publicidade

“Índio” bandido vai cumprir pena na cadeia, decide Justiça

uirauchene1O “índio” Uirachuene Alves Soares, condenado pela Justiça a 14 anos e sete meses de prisão pelo crime de extorsão mediante sequestro, terá de cumprir pena na cadeia. A sentença condenatória diz que não há possibilidade de substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direito. A Justiça entendeu que Uirachuene praticou um crime doloso cometido mediante grave ameaça.

O falso índio foi condenado por liderar um bando que sequestrou e manteve em cárcere privado dois servidores da FUNASA, alem disso o grupo reteve o veículo utilizado por eles, alegando uma dívida de 76 mil reais que a instituição teria com os índios. Uirachuene afirmou que só liberaria as vítimas após o reapasse desse valor, uma espécie de cobrança de resgate.

Apontado como um dos porta-vozes dos indígenas, de índio Uirachuene não tem nada. Filho de uma índia mestiça com um não índio, ele nasceu e passou grande parte da sua vida em São Luís, no bairro da Cohab. Sem nunca ter convivido em uma aldeia, apenas em 2001 ele mudou-se para a região de Grajaú.

De acordo ainda com um documento enviado pela FUNAI e anexado ao processo, Uirachuene estaria promovendo arruaças na região, como brigas entre índios, fechamento de estradas, retenção de funcionários, sequestros de veículos e incentivando a criação de novas aldeias para obter benefícios.

E parece que de baderna Uirachuene entende bem. Tido como líder do grupo indígena que promoveu protestos em São Luís, ele chegou a invadir a Assembleia Legislativa, na tentativa de obrigar o governo do Estado a pagar por supostos serviços de transporte escolar de alunos indígenas contraídos durante a gestão da ex-governadora Roseana Sarney.

Na ocasião, perguntado pelo titular do blog sobre a sua relação com uma das empresas que cobravam do governo a dívida, e que é comandada pela mulher de Uirachene, o falso índio se negou a comentar.

Agora, parece que o índio bandido vai acabar passando uma temporada na cadeia.

 

Busca