Publicidade

IBOPE: Diferença entre Bolsonaro e Haddad cai a quatro dias das eleições

 

A quatro dias do segundo turno das eleições, caiu em quatro pontos percentuais a diferença entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). É o que afirma o Ibope em sua segunda pesquisa de intenções de votos do segundo turno. O levantamento foi realizado entre domingo (21) e terça-feira (23) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

De acordo com o instituto considerando os votos válidos, Jair Bolsonaro tem 57% das intenções de votos e Fernando Haddad tem 43%. Na última pesquisa, Bolsonaro figurava com 59% das intenções, enquanto Haddad figurava com 41%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Já quanto aos votos totais, o candidato do PSL tem 50%, contra 37% do Haddad. Brancos e nulos somaram 10% e 3% não souberam em quem votar.

Rejeição

A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para presidente. O Ibope perguntou: “Para cada um dos candidatos a Presidente da República citados, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele”?

Nesse cenário, 37% dos entrevistados afirmaram que votariam com certeza em Bolsonaro para presidente, enquanto 40% disseram que não votariam nele de jeito nenhum.  Já em relação a Fernando Haddad, 31% com certeza votariam nele para presidente e 41% não votariam no petista de jeito nenhum.

A pesquisa do Ibope Sobre possui margem de erros de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. No total, 3010 eleitores em 208 municípios foram entrevistados entre os dias 21 a 23 de outubro. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR‐07272/2018 e tem confiança de 95%.

Busca