Prefeitura de São Luís

Guerra de informação: governo do estado tenta criar pauta positiva para abafar situação de caos no Maranhão

Mais uma das imagens que circulam na internet

Diante do bombardeio de notícias Brasil a fora dando conta do caos no Maranhão, é grande a tentativa da Secretaria de Comunicação da governadora de criar uma pauta positiva. O complexo de comunicação que pertence à família da governadora Roseana Sarney e os blogs 'alugados' tentam de todas as formas abafar o que não pode ser abafado.

Acostumado a dominar a circulação de informações no estado, o grupo Sarney parece atordoado com a chamada 'mídia livre' que ganhou fôlego recentemente em todos os cantos do Maranhão. São blogs, rádios, jornalistas, radialistas que não rezam a cartilha e nem aceitam as tentativas de cooptação. Além disso, a invasão de nossas terras por jornalistas de todo o Brasil, que fazem ecoar mundo a fora os desmandos do clã que resultou no inferno de agora pras bandas de cá.

As propagandas do governo do estado parece que ganharam mais inserções na televisão. O jornal impresso da família tá cheio de 'notícias positivas' personificando na governadora ações institucionais. A rádio da familia Sarney dá eco às mesmas 'notícias'. Paralelamente, blogs 'alugados' tentam desviar a atenção do público, responsabilizando terceiros pelo desastre do atual governo ou apontando erros alheios para encobrir ou justificar os seus.

E para isso, mentem, distorcem, omitem, usurpam. Na progaganda do governo do estado na televisão, o texto é lido de maneira a anunciar aquilo que ainda não foi feito como se já estivesse pronto. “Todas as cidades do Maranhão com acesso asfaltado” lido dessa forma parece já está pronto, mas, é apenas mais uma promessa, como tantas outras não cumpridas e recentemente requentadas pela própria governadora.

Anotem aí: os 72 hospitais vão ser entregues até abril (era pra dezembro de 2010), a Via Expressa vai ser entregue em fevereiro (prazo inicial, meados de 2012), Av. Quarto Centenário até o final de 2014 (era pra o aniversário de 400 anos de São Luis). As obras da BR 135 são do governo federal, mas, aparecem na propaganda do governo do estado como sendo de Roseana.

Não se pode negar que nisso, eles são craques. Sabem como ninguém arrumar desculpas, das mais esfarrapadas até aquelas que nos fazem, por um instante, pensar em acreditar, mas logo um dado ou uma estatística derrubam a “fala ensaiada”. Como quando a governadora atribuiu a violência ao aumento da população. Isso não se sustenta quando se faz uma comparação entre o crescimento populacional no período do governo Roseana, que foi de 2,5%, enquanto o índice de homicídios cresceu 62%. O descaramento é tanto, que a governadora já virou motivo de piada na internet.

Para eles, trata-se apenas de uma guerra política, onde o que menos importa é a população. Como revelado pelo Jornal da Globo, a preocupação maior de Roseana Sarney é com a eleição. Por isso, ainda vem chumbo grosso por aí. O modus operandi do grupo Sarney já é conhecido de outros tempos. Vale desqualificar adversários e lhes atingir a honra e a família, só não vale deixar de serem donos do Maranhão. Vale tudo pra ganhar uma eleição. Só que, desta vez, a fera tá ferida e sangrando. Os tempos são outros. O Brasil está vigilante e o maranhense está abrindo o olho.

 

Radialista e Jornalista, Professor de Comunicação e Oratória, Locutor Publicitário e Apresentador de TV
Busca
Rádio Timbira Ao Vivo
Facebook