Publicidade

Governo do Estado inaugura centro especializado no tratamento de microcefalia em São Luís

R

O Maranhão possui um dos menores índices de microcefalia do Nordeste. Ainda assim, o governador do Maranhão, Flávio Dino tomou uma atitude inédita no combate à doença no país: inauguou nesta segunda-feira (14), o  Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar).

O governo do Estado já disponibilizava às crianças com microcefalia, serviços de atendimentos em diferentes pontos de São Luís. Porém, com a inauguração da unidade, todo o tratamento  será integrado em um único espaço, para maior facilidade de acesso e comodidade às crianças e suas famílias.

No centro serão disponibilizados tratamentos especializados com corpo clínico formado por pediatras, neuropediatras, oftalmologistas e geneticistas. A equipe multidisciplinar do Ninar é composta por fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.

Segundo o governador Flávio Dino a criação do Ninar foi um comprometimento firmado  durante o dia de mobilização nacional do Zika vírus em fevereiro:  “Identificamos que era fundamental montar uma rede de assistência às crianças vítimas de microcefalia. Esse centro de reabilitação vai atender os casos de microcefalia por várias causas, inclusive o Zika, e outros problemas neurológicos”, pontuou.

O Ninar também realizará exames de apoio diagnóstico como análises clínicas, ultrassonografia, entre outros, serão somados ainda a uma área disponibilizada a grupos de pesquisas científicas sobre doenças neurológicas, que foi criado por meio de parceria do Governo com instituições de ensino superior do Maranhão e de São Paulo, permitindo a troca de conhecimento constante entre os profissionais dos dois estados que se reverterá em aplicações de técnicas e tratamentos de ponta aos pacientes do centro.

Blog do Marrapá, com edição.

Busca