Publicidade

Governadores do MA, PI e CE oficializam retomada da Rota das Emoções

IMG_0475

governador Flávio Dino acompanhado dos os governadores do Ceará, Camilo Santana (esquerda), e do Piauí, Wellington Dias (direita). Foto: Renato Costa 

Por Renato Costa – Equipe blog

Contemplando catorze municípios em três estados, a Rota das Emoções encanta pelos cenários paradisíacos que atraem anualmente milhares de turistas em busca de suas belas praias, seus rios grandiosos, suas dunas e uma das maiores diversidades da fauna e da flora brasileira.

Fruto de uma parceria entre os estados do Maranhão, Ceará e Piauí, o roteiro, que havia sido abandonado pelas gestões anteriores, foi retomado durante um encontro realizado na manhã desta terça-feira (26), e que contou com a participação do governador Flávio Dino e dos os governadores do Ceará, Camilo Santana, e do Piauí, Wellington Dias.

Durante o evento, realizado no Palácio Henrique de La Rocque, foi assinado a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), um consórcio público entre os três estados, criada para desenvolver o turismo da Rota das Emoções e o intercâmbio cultural entre os três estados.

IMG_0481

Foto: Renato Costa.

Em sua fala, durante o encontro, o governador Flávio Dino reafirmou o compromisso firmado entre as três federações para o desenvolvimento do turismo na região, o que inclui ainda uma série de ações tanto na área de infraestrutura, como em capacitação pessoal.

Dino também criticou o que chamou de “agenda contra o Brasil”, sobre a atual crise econômica. “É claro que nós temos muitos problemas,  evidentemente vivemos uma época de dificuldades, mas ao mesmo tempo nós temos muitas virtudes, muitos valores, muitos caminhos para enfrentar esse quadro de dificuldades”, afimrou.

Para a reativação da agência, cada estado deverá investir R$ 500 mil, no total de R$ 1,5 milhão, para reestrutura a a entidade, que será responsável pela promoção e apoio à comercialização de produtos turísticos, pela qualificação da mão de obra do setor e pelo fortalecimento entre os 14 municípios dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí que integram a Rota das Emoções.

Rota das Emoções

Compreendendo o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE) a Roda das Emoções apresenta ecossistema variado, formando mares de ondas perfeitas, próprias para a prática do surf, windsurf, kitesurf,entre outros esportes náuticos.

No Maranhão, estão inseridos os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. No Piauí, envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Prata. E no Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

Busca