Prefeitura de São Luís

Dilma caminha para perder a eleição para Aécio?

Escrevi aqui que o o pior erro do PT nesta eleição foi ter “tirado” Marina (PSB) do segundo turno. Vieram as primeiras pesquisas de intenção de voto e a previsão do blog se confirma: Aécio Neves (PSDB) aparece em primeiro lugar. Até em levantamentos internos do Partido dos Trabalhadores, o peesedebista aparece à frente de Dilma, segundo a coluna da jornalista Mônica Bérgamo.

Isso não quer, necessariamente, dizer que Aécio venha a vencer a disputa, mas confirma o erro de estratégia do PT, que vai te de rebolar pra não perder.

PESQUISAS

Ibope e Datafolha divulgadaram pesquisa nesta quinta-feira (9) mostrando Aécio Neves com 46% das intenções de voto e Dilma Rousseff com 44%. Como a margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estão empatados tecnicamente.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, feito o cálculo excluindo-se os votos brancos, nulos e eleitores indecisos, Aécio tem 51% e Dilma, 49%, em ambas as pesquisas. É esse tipo de cálculo, apenas com votos válidos, que a Justiça Eleitoral utiliza para divulgar o resultado oficial da eleição.

Confira os resultados das duas pesquisas divulgadas ontem, quinta-feira, e veja se vale ou não a pergunta: Dilma caminha para perder a eleição para Aécio?

IBOPE

Aécio Neves (PSDB) – 46%

Dilma Rousseff (PT) – 44%

Branco/nulo – 6%

Não sabe/não respondeu – 4%

Votos válidos: Aécio – 51% x Dilma – 49%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios nos dias 7 e 8 de outubro. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01071/014.

DATAFOLHA

Aécio Neves (PSDB) – 46%

Dilma Rousseff (PT) – 44%

Em branco/nulo/nenhum – 4%

Não sabe – 6%

Votos válidos: Aécio – 51% X Dilma – 49%

O Datafolha ouviu 2.879 eleitores em 178 municípios nos dias 8 e 9 de outubro. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01068/2014.

 

Radialista e Jornalista, Professor de Comunicação e Oratória, Locutor Publicitário e Apresentador de TV
Busca
Rádio Timbira Ao Vivo
Facebook