Publicidade

Data M: Número de eleitores indecisos ainda é alto

Resultado de imagem para edvaldo, wellington e eliziane

Mais de 17% dos eleitores de São Luís votariam em qualquer um dos candidato que concorrem nas à prefeitura, nas eleições de outubro. É o que mostrou a pesquisa Data M, divulgada nesta sexta-feira (12), quando avaliou as rejeições dos eleitores em relação aos candidatos.

O número expressivo, pode ser peça chave no resultado da votação, principalmente para os candidatos que inicialmente são menos expressivos. Ainda de acordo com o levantamento, na pesquisa estimulada, 11% do eleitorado não votaria em nenhum dos candidatos e 5,6% não sabem ou não opinaram. Esse percentual é ainda maior na pesquisa espontânea, quando 19,3% dos entrevistados não opinaram ou ainda não sabem em quem devem votar.

Porém, mesmo com o número alto de indecisos, o levantamento mostrou uma suposta vitória do atual prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior (PDT).

De acordo com a pesquisa, Edvaldo Júnior detém 40% das intenções de voto na pesquisa estimulada – quando são apresentados os nomes dos candidatos – seguido do candidato Wellington do Curso, com 25,8 e Eliziane Gama (PPS) com 7,8%.

pesquisa-1                                       pesquisa-2

A liderança de Edvaldo, porém, cai na pesquisa espontânea – quando não são apresentados os nomes dos candidatos. Nesse quesito o atual prefeito possui 36,4%  de preferência do eleitorado ludovicense. Em segundo lugar vem Wellington do Curso, com 22,2% e, em terceiro, Eliziane, com 5,9% das intenções de voto.

Em relação a um provável segundo turno, a Data M mostrou que Edvaldo ganharia venceria os seus principais adversários. Em uma possível disputa com a candidata do PPS, Eliziane Gama, Edivaldo seria reeleito com 48,6% das intenções de voto, contra 25,5% da adversária Eliziane Gama. 20,5% não votariam em nenhum deles e 5,4% não sabem ou não responderam.

pesquisa-5

Em um segundo cenário de segundo turno entre Edivaldo e Wellington do Curso, Edivaldo também sairia vitorioso com 42,2% das intenções de voto, contra 40,1% de Wellington. 12,7% não votariam em nenhum deles e 4,9% não sabem ou não responderam.

Na simulação de uma possível disputa entre Eliziane Gama e Wellington do Curso. Wellington aparece com 51,4% das intenções de voto contra 20,1% de Eliziane. 23,7% não votariam em nenhum deles e 4,7% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi encomendada pela TV Difusora e Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão/ Sinduscon, e registrada na Justiça Eleitoral, no dia 10 de setembro, sob o protocolo MA­09812/2016.

A Data M ouviu 1.000 eleitores, entre os dias 11 e 14 de setembro, em vários bairros da capital. A margem de erro da pesquisa é de 3,1% para mais ou para menos, sendo 95% de confiabilidade.

 

Busca