Publicidade

Cresce número de infecções por HIV no Brasil em 2015

De acordo com o mais recente relatório da Unaids (Programa da Organização Mundial da Saúde sobre Aids) sobre o número de casos de infecções por HIV no Brasil, o país registrou em 2015, 44 mil novos casos da doença em adultos. O percentual preocupante vai na contra mão dos resultados obtidos em anos anteriores, quando o Brasil reduziu o número de mortes causadas pela doença, assim como o número de novos infectados.

O estudo revela ainda que aumentou o número de pessoas que vivem com aids no Brasil. Entre 2010 e 2015, essa população saltou de 700 000 para 830 000 pessoas. O aumento foi de 18%. Hoje, a doença é a causa de 15 000 mortes por ano no país.

Quanto ao tratamento, a pesquisa mostra que apenas 55% dos brasileiros que vivem com aids hoje recebem o tratamento à base de medicamentos. Em 2015, esse percentual era de 64%, um dos maiores do planeta.

Para a Unaids, os brasileiros que viram a epidemia avançar não estão se prevenindo como deveriam; ressalte-se que os jovens compõem o grupo em que se evidencia crescimento mais expressivo no número de novos casos da infecção. Coincidentemente, é o grupo no qual se constata também alarmante aumento no número de casos de sífilis, gonorreia e outras doenças sexualmente transmissíveis.

 

Busca