Publicidade

Cresce 12,5% número de apreensões de armas de fogo em São Luís

De acordo com a Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP) São Luís registrou nos quatro primeiros meses deste ano um aumento de 12,5% no número de armas apreendidas em relação ao ano passado. Apenas entre janeiro e fevereiro deste ano, foram apreendidas na região metropolitana 156 armas. Destas, 126 foram recolhidas só em São Luís. Em 2015, em todo o primeiro bimestre, São Luís registrou apenas 112 apreensões de armas.

O acréscimo no número de apreensões é um reflexo,  segundo a SSP, da aplicação de estratégias operacionais para a ampliação da segurança pública na região metropolitana, executado principalmente pela Polícia Militar. A PM tem intensificados nos últimos meses ações que contam com patrulhamento a pé, em viaturas ou motocicletas, sendo realizadas principalmente nas vias da capital e em áreas consideradas vulneráveis.

Operações como a ‘Malha Metropolitana’, ‘Cerco Total’, ‘Transporte Seguro’ e ‘Alvorada’ expandem a visibilidade e a ostensividade policial em São Luís.se deve sobretudo ao trabalho ostensivo realizado pela Polícia Militar, principalmente através das operações que combater a criminalidade.

Outra ação da PM trabalha especificamente no horário de saída de trabalhadores para o expediente: a operação Alvorada acompanha a movimentação nos bairros da Cohab, Cohatrac e adjacências e Vinhais, Cohajap e Cohama, com policiais militares em motocicletas, a partir de 5h. Já a operação Cerco Total é desenvolvida aos finais de semana com o emprego de 22 viaturas, percorrendo bairros de maior incidência criminal.

Ainda de acordo com a secretaria, o reforço nas ruas foi possível a partir do processo de reestruturação do sistema de segurança pública do Maranhão, um dos principais focos da gestão estadual. A reestruturação contará, ao todo, como 300 viaturas, dentre as quais 81 já circulam diariamente. Mais de 1500 policiais – entre militares e civis – também foram incorporados aos quadros da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSPMA) e engrossam as fileiras do patrulhamento no estado.

 

Busca