Publicidade

Com municípios em crise, prefeito do MA pressionam governo Federal por mais repasses

Começa hoje, 16, a vigésima Marcha dos Prefeitos em Brasília em Defesa dos municípios. Na véspera do evento, o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema ocupou a tribuna da Câmara Federal, para fazer cobranças ao governo do presidente Michel Temer.

Tema enfatizou que os municípios brasileiros estão enfrentando uma penúria sem precedentes na história do país e citou exemplo de distorção, como é o caso da verba disponibilizada para o programa Saúde da Família, em que são liberados pouco mais R$ 10 mil por equipe. A principal reinvidacação foi em relação a Educação, cuja falta de incentivo vem afligindo prefeitos.

“Esse é apenas a ponta do iceberg, uma vez que os municípios brasileiros estão atravessando uma verdadeira tormenta. E essa Marcha deverá ter eco suficiente para sensibilizar o presidente Temer, no sentido de que ele venha a apresentar equacionamento para os nossos problemas”.

A caravana maranhense, formada por mais de 100 prefeitos e prefeitas de várias regiões do estado, participa hoje, às 17, no plenário 14 da Câmara, de reunião com a bancada federal maranhense. Durante o encontro, serão tratados assuntos relacionados ao aumento dos valores da per capita da saúde, à medida provisória que trata sobre o parcelamento de recursos referentes ao ajuste do Fundeb e ao beneficiamento das cidades maranhenses por meio do programa federal Mais Educação.

Busca