Câmara de São Luís contrata emissora de rádio sem licitação

A Câmara de Vereadores de São Luís fechou contrato com a Rádio Difusora AM, que pertence ao Sistema Difusora de Comunicação, do empresário e político Edinho Lobão (PMDB), para a transmissão, ao vivo, das sessões do Legislativo Municipal.

O presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum (PMN), justifica que, com a compra de espaço diário na emissora, a intenção é dar transparência às atividades da Câmara. “Vamos priorizar uma administração pautada na transparência e, ainda, proporcionar uma maior aproximação da Câmara com a população, que passará a ter acesso ao que está sendo feito dentro deste parlamento”.

Astro de Ogum foi um dos maiores entusiastas da candidatura de Edinho Lobão

O problema é que a contratação soa esquisita por diversos aspectos. Primeiro a se considerar é que presidente da Câmara e o dono da emissora são aliados políticos, tendo sido Astro de Ogum um dos principais entusiastas e apoiadores da candidatura de Edinho Lobão ao governo do estado em 2014.

É de conhecimento público que o Sistema Difusora de Comunicação passa por dificuldades financeiras que, inclusive, ocasionaram a demissão em massa de vários funcionários em diversos setores da empresa. Fica parecendo que um amigo está saindo em socorro.

O contrato fere princípios básicos da Administração Pública, pois não houve transparência no processo que, ao que parece, correu às escondidas, sem licitação.

Há que se considerar ainda que em vez de contratar espaços em emissoras terceirizadas, a Câmara poderia utilizar o espaço que possui para a implantação de canal de rádio e televisão pública dentro do espectro da concessão da TV Assembleia.

Para que não paire dúvidas sobre o ato, o presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum precisa esclarecer que critérios adotou nessa contratação, os motivos da dispensa de licitação, o valor do contrato, a razão de abrir mão de um espaço à disposição da Câmara em concessão pública para beneficiar a Rádio de um aliado, ou porque não optou por outra emissora, ou porque não contratar mais de uma.

 

 

 

 

Radialista e Jornalista, Professor de Comunicação e Oratória, Locutor Publicitário e Apresentador de TV
Busca
Facebook