Publicidade

BPTur reforça ações de segurança em pontos turísticos de São Luís e Barreirinhas

 

Com a proximidade das férias de fim de ano, São Luís se prepara para receber milhares de turistas sejam eles de outros municípios, de fora do Estado e até do exterior, que chegam para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. A chegada dos visitantes à capital, deve movimentar ainda mais os pontos de maior concentração de turistas, que a partir deste ano, terão a segurança reforçada e contarão com novas modalidades de policiamento para garantir tranquilidade e segurança a todos.

Isso porque o Batalhão de Polícia Militar de Turismo – BPTur – vem implantando uma série de ações que visam otimizar o trabalho de segurança pública, principalmente nos pontos turísticos da capital maranhenses. Entre as medidas, está a inserção de 65 (sessenta e cinco) novos policiais militares ao batalhão, que realizarão um trabalho de prevenção e acompanhamento nessas localidades.

Os novos agentes, muitos com conhecimento ou fluentes em línguas estrangeiras, estarão aptos a realizar um atendimento adequado aos turistas e se somarão aos demais policiais que já realizam o trabalho de combate à criminalidade nas áreas de atuação da BPTur, sendo elas: Centro Histórico de São Luís; o Espigão Costeiro; Praia de São Marcos; Praia da Ponta d’Areia e Lagoa da Jansen; localidades que já recebem grande fluxo de visitantes diariamente e que tende a ter um movimento ainda maior nas férias.

“Com os novos policiais, muitos deles com conhecimento em língua estrangeira, o BPTur vai conseguir  não só reforçar as ações de segurança pública, combatendo a criminalidade, como também prestar um bom atendimento aos turistas que vierem a São Luís ou Barreirinhas”, afirmou.

Sobre as novas modalidades de policiamento, o comandante reiterou que eles vão garantir um policiamento mais efetivo nas áreas de atuação do batalhão.

“O BPTur vem inovando com métodos de policiamento comprovadamente eficazes com o objetivo de dinamizar o trabalho policial militar, se adequando às diversas localidades em que o batalhão trabalha atualmente, sempre visando garantir tranquilidade para a comunidade”, finalizou.

Ações

Parte do trabalho permanente de policiamento do BPTur, o batalhão já conta com 05 (cinco)  Bases fixas localizadas na capital e na cidade de Barreirinhas, além de realizar diariamente, em pontos específicos da grande São Luís, abordagens em ônibus, interceptação de veículos suspeitos e de pedestres, além do policiamento ostensivo tanto nos pontos turísticos, quanto nas áreas adjacentes.

Policiamento

Além do incremento no contingente, o batalhão vem aderindo a novas formas de policiamento, que se adequem às especificidades de cada área turística. Além dos já tradicionais policiamento a pé e motorizado com motos e viaturas, o BPTur iniciou no início de novembro o policiamento com o apoio de trollers e motocicletas (policiamento motorizado da orla), que cobrirá, a princípio, uma área que se estende do Espigão Costeiro até o final da Praia do Olho D’Água. Esse tipo de policiamento por ser mais dinâmico consegue dar uma reposta mais rápida, além de permitir o tráfego em locais de difícil acesso.

O batalhão implantou também o policiamento em bicicletas, que contará com policiais treinados que darão suporte em locais e somarão aos demais policiamentos já existentes nesses locais. No total serão 20 policiais em bicicletas que serão distribuídos na Avenida Litorânea, Espigão Costeiro e Praça da Lagoa da Jansen, além da Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico.

Todas essas ações demonstram a preocupação da Polícia Militar do Maranhão, em especial o BPTur, com a com a segurança pública e visam o bem da comunidade e a garantia da ordem social.

Radialista e Jornalista, Professor de Comunicação e Oratória, Locutor Publicitário e Apresentador de TV
Rádio Timbira Ao Vivo
Busca

Rádio Timbira Ao Vivo

Facebook