Publicidade

Antes “intocável”, inquérito no STF contra Sarney abala blindagem política do ex-presidente

Resultado de imagem para sarney

A abertura de inquérito contra José Sarney no Superior Tribunal Federal (STF) está empurrando cada vez mais o ex-presidente, que havia conseguido se manter longe do centro das investigações, para o centro do furacão que é a Lava Jato. O ex-presidente,  antes personagem secundário nas investigações, tem ganhado cada vez mais a atenção dos investigadores, principalmente após denuncias de que estaria tentando atrapalhar o andamento das investigações.

Mais do que uma implicação na Justiça, o inquérito tem um peso simbólico politicamente ao atingir um dos mais influentes políticos da história recente, e que conta com um verdadeiro exército de aliados em todas as instâncias de poderes.  Investigar Sarney é também atingir o mito da blindagem, o que pode fazer muitos outros investigados entrarem em polvorosa.

A decisão do Fachin de investigar Sarney atendeu a um pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na segunda-feira (6). As acusações foram baseadas no acordo de delação premiada de Sérgio Machado, e em conversas gravadas com os envolvidos. As gravações foram divulgadas no ano passado após a retirada do sigilo do conteúdo das delações de Machado. Em uma das conversas, Romero Jucá citou um suposto “acordo nacional” para “estancar a sangria”.

Segundo o procurador, os acusados “demonstram a motivação de estancar e impedir, o quanto antes, os avanços da Operação Lava Jato em relação a políticos, especialmente do PMDB, do PSDB e do próprio PT, por meio de acordo com o STF e da aprovação de mudanças legislativas.”

Porém, mesmo a abertura do inquérito é ainda um passo pequeno num país onde o histórico no Brasil aponta que processos contra políticos demoram anos e dificilmente terminam numa condenação efetiva. Apesar dos exemplos recentes, onde grandes figuras do PT se encontram atrás das grades. Não percamos a fé. Ainda que pequenos, os passos estão sendo dados.

 

Busca