Publicidade

ADORÁVEL MUNDO MODERNO. SERÁ?

Por Jeisael Marx

Nos novos tempos em que vivemos, não somente os meios de se comunicar e interagir com outros seres humanos mudaram. O comportamento do ser humano também mudou, a linguagem mudou, a forma de ser deselegante e deseducado também mudou. Vamos por parte.

1 – Não existe mais bilhetinho. O lance agora é scrap, e-mail, SMS, comentário no blog ou no flog, etc. É rara uma ligação pra um número fixo de alguém; liga-se logo no celular. Ninguém quer perder tempo. MSN, então, é uma maravilha. O homem moderno é fantástico. Eu, por exemplo, não conseguiria mais viver/trabalhar sem meu minúsculo Laptop, sem meu celular de última geração, sem meu poderoso MSN, sem o entupido E-mail, sem a comodidade do internet banking.

2- Confesso que fico surpreso em ver como o céu é lindo, como o pôr do sol é maravilhoso, como o raiar do dia é um espetáculo, como a chuva produz um som magnífico. Estranho? Não é não. O homem moderno vive trancado em escritórios e carros protegidos por fumê 100%. Nem se dá ao prazer de observar a natureza, o mundo. Isso é ruim.

3- As novas tecnologias trazem consigo novas maneiras de ser deselegante. Algumas pessoas não se deram conta ainda da sua moderna-deseducação. Do que to falando? Vamos lá. Quando você liga pro celular de alguém e esse alguém não atende, o que você faz? Liga de novo, e de novo, e de novo. Isso é falta de educação. Se a pessoa não atendeu é porque não pôde atender ou não quis. E se ela for educada um pouco mais que você, vai retornar a ligação assim que possível. Se não retornar, é porque não quer falar com você, respeite isso. Ligar a cobrar pro celular de alguém sem combinar que você pode, é deselegante.

Ficar enchendo o saco no MSN, mesmo quando o status é “ocupado” ou “ausente”, alem de deseducado é extremamente chato. E se a pessoa não ta a fim de papo no MSN, não insista. É fácil perceber. Funciona com a regra do celular.
Entupir o scrapbook do Orkut com mensagens animadas é coisa de quem não tem o que fazer e ofende a inteligência de quem recebe. É como se você chamasse o receptor de vagabundo, que não tem o que fazer e pode ficar o dia todo lendo suas bobagens. Quem recebe um scrap e não se dá ao trabalho de responder (quando não são bobagens, do tipo correntes, recadinhos animados, etc.), é mal educado. Não sei pra quê que tem Orkut se não gosta de interagir com outros seres humanos. Alô-ô. Orkut é um site de relacionamentos.

4 – Vivemos num mundo moderno e precisamos nos sujeitar às regras desse novo mundo, adaptando algumas regrinhas básicas de educação ensinadas por mamãe e papai. Lembre-se de algumas.


5- Esse assunto vai longe. Eu vou parar por aqui pro post não virar um jornal e ficar muito chato. Mas prometo voltar ao assunto.
Radialista e Jornalista, Professor de Comunicação e Oratória, Locutor Publicitário e Apresentador de TV
Busca
Rádio Timbira Ao Vivo
Facebook